Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

Politica Pão e Circo

Devido aos últimos acontecimentos, estava pensando neste assunto.
A politica conhecida como "Pão e Circo" se deu na formação do Império Romano.
Ao mesmo tempo que o imperador era responsável pelas decisões, exista a participação de grandes proprietários de terras e comerciantes, enfim o poder era centralizado nas elites. 
Porém, os cidadãos mais pobres eram excluídos desse processo de crescimento e tinham grandes dificuldades para sobreviver. Para que essa situação de exclusão e desigualdade não acabasse determinando a realização de revoltas, o império decidiu estabelecer a chamada “política do pão e circo”. Nessa medida, o governo de Roma realizava grandes espetáculos, nos quais a população pobre gastava parte de seu tempo assistindo a disputas esportivas e a lutas entre os gladiadores. Durante a mesma ocasião, alimentos e trigo eram fartamente distribuídos.
Depois desta breve explicação, faço um paralelo ao que vivemos no Brasil, onde o assistencialismo é explicito.
Será que os reality shows, o futebol, os programas de assistencialismo do nosso governo, os prêmios dados pela empresa onde você trabalha, as medidas motivacionais com prêmios ridículos, que expõem os funcionários a humilhação e a concorrência desleal não é uma nova "politica do pão e circo", uma maneira de alienação ao cidadão e a população pobre?
Sem mais, isto é apenas um convite para reflexão...




Nenhum comentário:

Postar um comentário