Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012



O maior preconceito vem do próprio negro”...
Quantas vezes já ouvi essa frase? Por quanto tempo mais ouvirei? Até quando será utilizada como desculpa para esta cultura racista?
É muito fácil dizer que o negro é racista quando somos nós que temos a mesma cor da pele de quem carrega por anos a herança da escravidão, de quem foi arrancada de seu país, de quem tem sua cultura, sua religião roubada.
Faz-me refletir como as pessoas querem cada vez menos falar sobre a questão racial no Brasil, como as pessoas não pensam sobre a questão racial e como é fácil arranjar um culpado, mesmo que este na verdade foi quem sofreu.
Apesar de segundo muitas pessoas, o negro é o maior racista, são as nossas crianças que continuam sofrendo discriminação nas escolas pela cor da pele, pelo cabelo, pelo nariz, pela religião de seus pais.
Somos nós que continuamos ganhando o menor salário, somos a maior parte da população carcerária do Brasil, somos a menor parte no ensino superior, continuamos sendo os empregados, os escravos, os ladrões das telenovelas, como se não tivéssemos “vida real”.
Somos nós mulheres negras que somos vistas como “fantasia em exposição” no carnaval, que somos julgadas quando não alisamos o cabelo, que somos questionadas quando não casamos com um branco (para limpar a raça) e se você for mais clarinha então, me desculpem a palavra fudeu porque sempre irão te questionar porque você se considera negra.
E por fim, o que mais me incomoda, é quando nós negros somos chamados de COMPLEXADOS quando discutimos, quando nos posicionamos, quando queremos cobrar nossa indenização por anos de escravidão.
Chega de festejar a desvantagem
E permitir que desgatem a nossa imagem
Descendente negro atual meu nome é Brown
Não sou complexado e tal
Apenas Racional
Racionais MC´s - Voz Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário